Menu:

Introdução


            Talvez aparente ser contraditório manejar um Guia do Veterano, uma vez que a própria palavra (veterano) especifica que esse jogador já não é mais novo e, possivelmente, já tem as regras decoradas e as outras artimanhas em mente. Contudo, é perceptível a imensidão de jogadores que, por melhores que sejam, são extremamente rudes e, infelizmente, grosseiros. Pessoas que apenas interpretam com pessoas de rpgs antigos, não dando oportunidade aos novatos se destacarem; simples esnobes que pensam que, por estarem a mais tempo jogando, possuem alguma vantagem sobre alguém, podendo optar por quem ignora ou por quem acolhe como um jogador que seja seu "igual". Com o intuito de reverter isso, a organização estará disposta a fazer o possível para que os veteranos (que só são de tempo, porque a maioria, de interpretação, não é de nada) interpretem com qualquer pessoa que apareça (desde que não seja n00b) e estejam dispostos a ajudar os novatos a virarem grande jogadores.

Picture

Sumário


I. Ajude os novatos
II. Entendendo as vantagens de ajudar um novato
III. Caçando os veteranos esnobes
IV. Você não sabe tudo

Ajude os novatos


            Como o título já é bem claro, não vou me prender nesse capítulo. Observe que você já foi um novato e, naquela época, também foi auxiliado por alguém; seja da organização, seja um jogador qualquer, mas você foi. Se você evoluiu e chegou até um nível avançado, grande parte foi por sua cota, logicamente, mas você teve auxílio e a quem recorrer nas horas mais terríveis e duvidosas. Pense bem antes de xingar um novato de n00b só porque ele não entende com perfeita precisão o que o rpg é. Se ele falar em off excessivamente, nada custa a você sussurrar para ele e tentar lhe ajudar. Diga que é errado, instrua-o ao certo e cative aprendizes, pois esses novatos lhe deverão a "vida" pelo seu ato de bondade (nota: caso o novato não precise de ajuda ou seja ignorante, não retruque-o com a mesma ignorância. Apenas ignore e siga em frente, mas sempre tente ajudar. Só nos casos mais extremis faça isso, aos que realmente não querem ser ajudados e caminham para a n00b list). Por mais novato que seja, não ignore-o; se ele ir falar a você, não dê uma de Todo Poderoso e ignore, porque você não é mais que ele nem ele mais do que você; ambos são do mesmo nível e não há discernição nessa hora. Lembre-se que você, definitivamente, não é melhor que niguém.

Entendendo as vantagens de ajudar um novato


            Muitas pessoas acham que é cansativo e irritante ajudar um novato - sim, eu concordo, até pode ser extremamente chato, mas as recompensações por esse ato pequeno (porém grande para eles) vem com uma retribuição imensa. Ajudar um novato a se tornar um jogador bom faz com que o rpg fique em uma linha correta de andamento e que você tenha com quem interpretar. O segundo maior problema dos rpgs são os n00bs em excesso que andam pelo rpg - simplesmentes antigos novatos que não foram auxiliados e, infelizmente, enegreceram com o pior da força. Entenda que você não está fazendo apenas para eles, mas, também, pra você; ter com quem jogar num antro em que as pessoas amam ficar ociosas no Salão Principal é frustrante e dá vontade de sair do rpg e ir fazer qualquer outra coisa, menos interpretar. Ao ajudar esses novatos, você está promovendo jogadores inteligentes e interessantes para o interior do rpg, ainda mais que a sensação de ter ajudado a alguém que se tornou um grande jogador é gratificante e estimulante. Pense nisso e veja que é mais vantajoso ajudar um novato do que ignorá-lo.

Caçando os veteranos esnobes


            Infelizmente, não queríamos recorrer a uma método tão baixo e triste, mas é necessário. A partir desse rpg, a organização estará disposta pelo rpg com bonecos novatos para testar os jogadores esnobes que pensam que podem ignorar qualquer um; isso irá parar por bem ou, como agora, por mal. Pense bem antes de ignorar um novato a partir daqui. Ao ignorar um novato (que não tenha lhe dado motivos a isso) e alguém da organização ver, você poderá estar sujeito a punições específicas (que a organização irá decidir no momento a mais adequada para o caso) para conter essa reviravolta de jogadores antigos que acham que pode tudo. Reitero: pense bem antes de ignorar um novato sem motivo.

Você não sabe tudo


            Só porque é veterano não significa que você sabe tudo. Você não é o Mestre das Palavras ou o dono da Verdade Absoluta, é apenas mais um jogador em meio a tantos outros que está a mais tempo conosco no ramo rpgístico. Você começou do zero e, esses novatos que aparecerão, também irão começar do mesmo nível; para evoluir, precisarão de ajuda. Da sua, da minha, da de todos que puderem lhe auxiliar; ajude! Talvez você seja até recompensado com algo dentro do rpg.